Reconhecimento como Centro de Referência - Área de Transplante Rim Adultos (CHLN, EPE)

A pedido do Conselho de Administração do CHLN,EPE a Sociedade Portuguesa de Transplantação publica a seguinte nota de esclarecimento

"Exmº Senhor
Prof. Doutor Fernando Macário
Presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação

A Unidade de Transplante Renal de Adultos do CHLN foi excluída para Centro de Referência, facto esse que ao ter sido publicitado, pode vir a constituir uma ameaça para a relação médico doente/Centro Hospitalar, com o inerente compromisso da confiança e segurança que daí resulta e que é um valor reconhecidamente fundamental.

Face a esta realidade torna-se necessário e urgente repor o equilibrio anteriormente existente, através do esclarecimento dos doentes, das Associações dos doentes renais e das Instituções ligadas á área da Transplantação.

Neste sentido presta-se o seguinte esclarecimento:

No processo da criação de unidades de referência na área da transplantação renal o CHLN foi excluído. Por não nos terem sido facultados os motivos desta decisão pela ComissãoNacional para os Centros de Referência, solicitámos a sua justificação para que dela possamos recorrer.

Entretanto, informamos que os resultados de qualidade do CHLN, nomeadamente na sobrevivência do doente e do rim transplantado são sobreponíveis aos das unidades consideradas como centros de referência e mantém a sua acreditação junto das Entidades oficiais que a atribuem, nomeadamente o IPST e a DGS. Esta última, atribui a autorização que é garante que a Unidade cumpre os critérios de qualidade e segurança sugeridos pela Comunidade Europeia.

O CHLN enquanto aguarda uma resposta da Comissão Nacional para os Centros de Referência continua a garantir que a qualidade assistencial de excelência que sempre praticou será mantida e que os utentes que usufruem ou venham a usufruir dos nossos cuidados, podem manter a confiança que sempre tiveram no Centro Hospitalar e nos seus profissionais.

Com os melhores cumprimentos.
Pel'Conselho de Administração