NewSPT Julho 2010

Caros Colegas,

 

É com grande satisfação que vos apresento o primeiro boletim da Sociedade Portuguesa de Transplantação, desde que os novos órgãos sociais tomaram posse. Este boletim coincide com a renovação da página da Net da SPT, actualmente em curso. Sendo o acesso à Internet praticamente universal, este boletim será publicado apenas "online", opção claramente mais económica e também ecológica do que a impressão em papel.

 

Neste primeiro número disponibilizamos o texto com as conclusões da Reunião de Consenso sobre Genéricos, realizada no Porto a 19 de Março de 2010 e que reuniu um grupo de reconhecidos especialistas na área da transplantação. Pensamos que constitui um importante documento de reflexão sobre um tema da maior importância.

 

É também apresentado o programa provisório do Congresso Luso-Brasileiro que terá lugar no Porto de 2 a 5 de Outubro. Publicamos ainda textos da autoria dos actuais Vogais da Direcção da Sociedade Portuguesa de Transplantação sobre temas diversos: dador vivo, transplantes contra a barreira ética, qualidade de vida em transplantados renais, doação de células estaminais e procura da auto-suficiência na doação de órgãos. Pedimos a compreensão para a simplicidade deste primeiro boletim e pedimos que aceitem o desafio de nos enviarem textos para publicação nos futuros números do Boletim da Sociedade Portuguesa de transplantação.


A todos um sincero Bem-Hajam,

 

Fernando Macário

Presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação

NewSPT Julho 2010