Informação ao doente

O que é o transplante?

Transplante é um procedimento através do qual se implanta num organismo (designado receptor) um órgão ou tecido proveniente de outro organismo (designado dador). Existem dois grandes grupos de transp (...)

Como se obtêm Órgãos para Transplante

É possível obter órgãos de duas formas: Dador Cadáver - é quando o orgão é retirado de alguém que acaba de falecer. Dador Vivo - é quando o candidato a transplante recebe u (...)

Dador Vivo

O processo de selecção de um dador vivo varia significativamente de acordo com o órgão a transplantar. Em geral, o dador deverá ser um indivíduo saudável, mentalmente capaz de afirmar a sua vontade de (...)

Dador Cadáver

Qualquer pessoa, ao falecer, é um potencial dador de órgãos ou tecidos para transplante, desde que, em vida, não se tenha manifestado contra esta possibilidade, nomeadamente atr (...)

Vários Transplantes

Transplante Renal Transplante Hepático Transplante Cardíaco Transplante de Medula Outros tipos de transplante (...)

Informação para o candidato a transplante hepático

O fígado é o maior órgão do corpo humano, e tem como funções controlar, produzir, armazenar e libertar proteínas muito importantes para o funcionamento do organismo e, por outro lado, transformar e el (...)

O que é a Imunossupressão?

Ao receber um órgão transplantado, o organismo vai reconhecê-lo como um objecto estranho , algo que não lhe pertence e, portanto, o seu sistema imunitário vai atacá-lo. É necess (...)

eventos links contactos

2014 © Sociedade Portuguesa de Transplantação - Todos os direitos reservados