Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação

2020-07-20


A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) desde há 12 anos que comemora o Dia do Transplante a 20 de julho, coincidindo com a realização do primeiro transplante renal em Portugal.
O ano passado foi com muita satisfação que a SPT viu concretizado o desejo de que este dia fosse oficialmente considerado Dia Nacional. Assim neste dia assinalamos o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, oficializado através de publicação em Diário da República. A SPT e o IPST são anualmente responsáveis pela organização das comemorações deste dia.
Tendo em conta o período de pandemia Covid-19 que estamos a vivenciar, a SPT este ano não poderá comemorar o dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, com cerimónia oficial com público em recinto fechado e com o habitual convívio entre os doentes transplantados.
Assim, para comemorar este dia, convidamos os doentes transplantados a enviar um vídeo para a SPT, com duração até cerca de 1 minuto, indicando a importância ou o impacto que o transplante teve nas suas vidas. Convidamo-los a serem criativos e a usarem os vossos próprios telemóveis, tablets ou computadores para a execução do mesmo.
A ideia será publicar os vídeos selecionados (em bruto ou após montagem), no Facebook da SPT.
No mail de envio do vídeo deverá conter o seguinte texto respeitando a Lei de proteção de dados e direitos de imagem: Eu, (nome), nascido a (data nascimento), envio o vídeo anexo, no contexto da comemoração do Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, permitindo que seja publicado na integra ou em parte, na página do facebook da SPT e/ou no site oficial da SPT, cedendo os direitos de imagem para os fins acima discriminados." O prazo de envio (do vídeo e respetivo termo de responsabilidade) será até às 24h do dia 18 de julho, para o mail da SPT: secretariado@spt.pt

Aguardamos pela vossa participação. Num ano diferente vamos também ser diferentes!

A Direção da SPT

links & downloads